
Diabetes: conhece os vários tipos?
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina (hormona que regula a glicemina) suficiente, ou quando o organismo não é capaz de utilizar eficazmente a insulina produzida.
A hiperglicemia, isto é, o aumento de glicose (açúcar) no sangue, é um dos principais efeitos da diabetes, e que a longo prazo pode provocar complicações no organismo.
Existem vários tipos de Diabetes, sendo os mais frequentes:
DIABETES MELLITUS TIPO 1
A diabetes mellitus tipo 1 também conhecida como diabetes insulinodependente, é mais comum em crianças e jovens. Trata-se de uma doença autoimune em que as células que produzem insulina (células beta) no pâncreas são destruídas pelo próprio organismo, resultando assim numa deficiência progressiva de insulina.
DIABETES MELLITUS TIPO 2
A diabetes mellitus tipo 2 é o tipo mais comum da doença. Esta resulta do uso ineficaz da insulina pelo organismo, provocando o aumento da glicose no sangue. Afeta principalmente pessoas adultas com excesso de peso, com um estilo de vida desequilibrado e histórico familiar.
DIABETES GESTACIONAL
A diabetes gestacional é uma das complicações mais comuns da gravidez, na qual ocorre uma hiperglicemia espontânea, que se não for controlada pode trazer problemas graves para a mãe e para o bebé. Este tipo de diabetes confere um risco aumentado de as mulheres desenvolverem diabetes mellitus tipo 2 após a gravidez.
Como podemos prevenir?
A adoção de um estilo de vida saudável é fundamental para a prevenção da diabetes. A prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável são comportamentos essenciais na prevenção da doença.
Assim, no seu dia a dia prefira:
- Alimentos ricos em hidratos de carbono complexos: privilegiar alimentos com índice glicémico baixo/médio contribui para reduzir a hiperglicemia pós-prandial. Ex.: leguminosas, pão, massa, batata, fruta.
- Alimentos ricos em fibra: estes auxiliam na redução da glicemia após a refeição, na redução dos níveis plasmáticos de colesterol e no aumento da saciedade. Ex.: fruta, hortícolas, leguminosas.
Evite:
- Alimentos ricos em açúcar: bolos, doces, refrigerantes, snacks, entre outros...
- Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans: produtos de charcutaria, snacks, batatas fritas, fast-food.
- Bebidas alcoólicas
Bibliografia
APDP. (n.d.). Alimentação saudável. Retrieved June 2, 2022, from https://apdp.pt/material-educacional/alimentacao-saudavel/
Associação Portuguesa de Nutrição. (2019). SAIBA MAIS SOBRE DIABETES MELLITUS. www.flaticon.com
Khan, R. M. M., Chua, Z., Tan, J., Yang, Y., Liao, Z., & Zhao, Y. (2019). From pre-diabetes to diabetes: Diagnosis, treatments and translational research. Medicina. https://doi.org/10.3390/medicina55090546
Plows, J. F., Stanley, J. L., Baker, P. N., Reynolds, C. M., & Vickers, M. H. (n.d.). Molecular Sciences The Pathophysiology of Gestational Diabetes Mellitus. https://doi.org/10.3390/ijms19113342
PNPAS. (n.d.). Diabetes. Retrieved June 6, 2022, from https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/saude-e-doenca-diabetes/