Frutos Secos

Frutos Secos

Esta altura do ano é marcada tanto pelo tempo frio, como também pelo o calor da lareira e pelo entusiasmo das festividades. E se pensarmos no Natal, o mesmo não estaria completo sem os tradicionais “frutos secos”, apreciados e consumidos por toda a família.

Afinal, o que são “frutos secos”?

Os “frutos secos” estão divididos em duas categorias distintas: os oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, pistácios…) e os frutos desidratados (passas, ameixas, alperces, figos, tâmaras…).

Características nutricionais dos frutos oleaginosos:

Apesar de cada um apresentar uma composição nutricional específica, regra geral são relativamente calóricos porque têm um elevado teor em gordura, contudo são as consideradas “gorduras boas” (ácidos gordos insaturados). São também ricos em fibra, proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B e vitamina E) e minerais (como o magnésio, cálcio, zinco, potássio, fósforo e ferro).
""Sabia que …
… está provado que 30g de nozes por dia contribuem para a melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos?
E que…
… a combinação de frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, pinhões…) com leguminosas (feijão, grão, favas, lentilhas…) ou cereais (arroz, trigo, centeio, aveia…) é interessante para quem segue uma alimentação vegetariana, já que conseguimos obter uma proteína de alto valor biológico, ou seja fica equiparável às proteínas dos ovos, da carne ou do peixe?""

Características nutricionais dos frutos desidratados:

Se por um lado estes frutos são mais calóricos do que a sua versão em fresco, dado que o processo de desidratação (ou seja, a perda de água) concentra os açúcares, por outro apresentam uma maior concentração de alguns minerais como o cálcio e o potássio.
Estes alimentos destacam-se ainda pela sua riqueza em fibra.
""Sabia que…
… só mais recentemente é que começaram a aparecer novos frutos desidratados? Atualmente, para além das passas, ameixas, tâmaras e alperces, podemos encontrar manga, ananás, maçãs, peras e morangos desidratados.""
Image

Dicas para incluir os “frutos secos” na sua alimentação:

1

Acrescente-os aos seus lanches ou merendas, uma vez que são práticos e fáceis de transportar e comer.

2

Adicione às suas saladas preferidas.

9

Enriqueça o seu iogurte com um punhado de “frutos secos”.

4

Utilize como ingrediente em sobremesas, bolos ou pães caseiros.

5

Prepare o seu próprio muesli, acrescentando diferentes “frutos secos” aos flocos de aveia.

6

Faça power balls ou barrinhas caseiras, tendo como base uma mistura destes frutos.

Lembre-se! Desde que o seu consumo seja moderado, uma vez que são considerados muito calóricos, os “frutos secos” devem fazer parte não só da sua mesa festiva, como também da sua alimentação ao longo do ano.