Proteína whey vs. Caseína

Proteína whey vs. Caseína

Whey

A proteína whey é a proteína mais conhecida, sendo mais comumente encontrada em lojas de suplementos. É um componente natural do leite de vaca e constitui 20% da sua proteína total. Para além disso, esta proteína é um subproduto do processo de fabrico do queijo.

O que torna a proteína whey tão popular é o facto de ser constituída por todos os aminoácidos essenciais, e de ser rica em aminoácidos de cadeia ramificada utilizados na síntese de proteínas musculares.

Devido ao facto de conter mais aminoácidos à base de enxofre, a whey tem um nível de utilização biológica bastante elevado. Esta é considerada uma proteína de absorção rápida, o que significa que é digerida rapidamente pelo organismo. Como resultado da sua natureza de ação rápida, repara o tecido muscular através do aumento da síntese muscular, sendo por isso utilizada logo após a realização do exercício físico.

Caseína

O leite de vaca tem uma concentração mais elevada de caseína, que representa 80% do seu conteúdo proteico total. Esta possui uma mistura de alta qualidade de aminoácidos essenciais, não essenciais e de cadeia ramificada, sendo também um subproduto do processo de fabrico do queijo.

A proteína de caseína proporciona ao corpo uma libertação lenta e constante de aminoácidos uma vez que apresenta um processo de digestão e absorção mais prolongado.

Esta não tem um aumento súbito dos níveis de aminoácidos, ao contrário da whey, desta forma, quantidades inferiores de proteína são oxidadas e desperdiçadas, levando a uma síntese proteica menos intensa e a um nível reduzido de degradação proteica de todo o corpo.

Devido à sua natureza de ação lenta, é recomendado tomar este suplemento antes de ir dormir, dado que fornece ao corpo 7 horas de uma elevação gradual de aminoácidos.

 

Qual será mais eficaz no aumento muscular?

A proteína whey contém mais aminoácidos de cadeia ramificada comparativamente à caseína, e embora todos os aminoácidos essenciais sejam importantes para a construção muscular, a leucina (aminoácido de cadeia ramificada) é crucial para dar início ao processo.

Devido ao seu teor mais elevado de leucina, a proteína whey estimula a síntese muscular de forma superior comparativamente à caseína, especialmente quando consumida após a realização de exercício físico.

É de realçar que uma alimentação equilibrada e variada com as quantidades adequadas de macronutrientes e micronutrientes é, em muitos casos, suficiente para suprir as necessidades nutricionais, garantir um organismo saudável e um bom desempenho físico.

 

Referências bibliográficas:
Haug, A., Høstmark, A. T., & Harstad, O. M. (2007). Bovine milk in human nutrition - A review. Lipids in Health and Disease, 6, 1–16. https://doi.org/10.1186/1476-511X-6-25

Wolfe, R. R., Miller, S. L., & Editors. (2002). Supplement: Protein metabolism in response to ingestion pattern and composition of proteins: Introduction. Journal of Nutrition, 132(10), 3228–3233.

Wilborn, C. D., Taylor, L. W., Outlaw, J., Williams, L., Campbell, B., Foster, C. A., Smith-Ryan, A., Urbina, S., & Hayward, S. (2013). The effects 0f pre- and post-exercise whey vs. Casein protein consumption on body composition and performance measures in collegiate female athletes. Journal of Sports Science and Medicine, 12(1), 74–79.