Rotulagem nutricional simplificada

Rotulagem nutricional simplificada

Rotulagem nutricional simplificada – eficiente na escolha de produtos alimentares saudáveis?

Quando vamos ao supermercado muitas dúvidas surgem sobre como escolher o melhor produto alimentar. A leitura do rótulo alimentar é de facto a forma mais completa de obter informação sobre a composição do alimento. No entanto, um estudo realizado na população portuguesa verificou que cerca de 40% da população não compreende a informação nutricional que se encontra presente nos rótulos alimentares. De facto, os cidadãos relatam que os rótulos alimentares são de difícil leitura e compreensão, devido ao formato e à complexidade da informação presente. Adicionalmente, a maioria descoloca-se aos supermercados, na maior parte das vezes, para a compra de uma grande quantidade de alimentos em pouco tempo, necessitando uma forma mais prática para a consulta da valorização nutricional dos produtos alimentares. Neste sentido, as ferramentas de rotulagem nutricional simplificada, colocadas na parte da frente das embalagens, podem auxiliar/orientar o consumidor na escolha de produtos alimentares mais equilibrados, adicionalmente à informação obrigatória por lei já presente nas embalagens.

Rotulagem nutricional simplificada ou rótulos alimentares?

Importa salientar que estas ferramentas, são voluntárias e não substituem a informação nutricional habitualmente presente nos rótulos alimentares. Servem de complemento aos rótulos alimentares, na parte da frente da embalagem, para facilitar a leitura e compreensão dos mesmos por parte do consumidor no momento da compra. De facto, são ferramentas importantes para auxiliar os consumidores na escolha de produtos alimentares no seu dia a dia, mas sabe-se que existem outros fatores que influenciam a compra dos consumidores como o preço, o sabor e a conveniência. Por outro lado, são ferramentas dinâmicas, necessitam de constante atualização e aperfeiçoamento, para que os produtos sejam classificados o mais próximo possível das recomendações alimentares e nutricionais.

Exemplos de ferramentas de rotulagem nutricional simplificada

  • Nutri-Score

O Nutri-Score é um sistema de avaliação de perfis nutricionais que se encontra na parte da frente das embalagens que classifica os produtos alimentares em cinco classes de acordo com o seu perfil nutricional. A classificação é baseada em cores e letras, desde o verde, com a letra A (privilegiar o consumo), ao vermelho com a letra E (limitar o consumo). O objetivo é facilitar a escolha de alimentos e bebidas mais equilibrados do ponto de vista nutricional, por parte do consumidor. Várias marcas já adotaram voluntariamente este sistema, como a Nestlé, Auchan e Danone.

  • Semáforo nutricional

Criado pela Food Standards Agency, uma autoridade do Reino Unido, o semáforo nutricional fornece informação sobre a quantidade de quatro nutrientes específicos: gordura, gordura saturada, açúcar e sal que compõem o alimento, através de um sistema de codificação interpretativo: baixo (cor verde; privilegiar o consumo), médio (cor amarela; moderar o consumo) ou alto (cor vermelha; limitar o consumo). Também fornece informação sobre o número de calorias e quilojoules, e sobre da porção tendo em conta a dose de referência dos respetivos nutrientes (em percentagem). Em Portugal, este sistema foi adotado pela primeira vez pelo Continente em 2008.

 

  • Warning Labels

Os warning labels, são símbolos em forma de sinal STOP, com mensagem de texto, aplicados na parte da frente da embalagem de produtos alimentares e bebidas, que fornecem informação sobre a quantidade excessiva de um nutriente individual, acima de um limite pré-estabelecido. A presença deste símbolo na embalagem indica que os produtos alimentares e bebidas excedem os limites de açúcar, sal, gordura saturada e/ou calorias. Em Portugal não encontramos, mas já são utilizados no Chile desde 2012, e em países como o Peru e a Venezuela também já utilizam.

 

Quais são as limitações associadas às ferramentas de rotulagem nutricional simplificada?

A diversidade de sistemas de rotulagem nutricional simplificada não é de todo a situação ideal. Em primeiro lugar, ter tantos esquemas diferentes torna mais difícil o controlo da precisão da informação transmitida em cada ferramenta aos consumidores. Em segundo lugar, não contribui para o estabelecimento de um ambiente que apoia e promove escolhas alimentares saudáveis, o qual é o objetivo principal da rotulagem nutricional simplificada. Por fim, dificulta a implementação de estudos para a avaliação do impacto de um determinado sistema na alfabetização do consumidor, nas escolhas alimentares e, a longo prazo, na saúde.  

A discussão sobre qual poderá ser a melhor ferramenta constitui uma barreira para definir e implementar um sistema de rotulagem nutricional simplificada. Apesar dos avanços que têm sido feitos, falta ainda evidência científica sobre a facilidade de interpretação de algumas destas ferramentas e sobre o seu impacto nas escolhas alimentares e na compreensão de uma avaliação nutricional positiva (saudável) dos produtos alimentares. Para além disso, sabe-se que os ambientes sociais e físicos (tanto a nível individual como comunitário) em que as pessoas vivem têm uma influência importante na sua saúde e bem-estar. Por conseguinte, é também necessário avaliar o impacto da implementação destes sistemas de rotulagem nutricional simplificada nos diferentes grupos populacionais.

A utilização de ferramentas de rotulagem nutricional simplificada é uma medida de saúde pública que pode representar ganhos para a literacia e saúde da população. Os estudos que avaliam as diferentes ferramentas mostram uma probabilidade de 3 a 5 vezes superior de os consumidores escolherem produtos alimentares, quando os diferentes modelos de rotulagem (rotulagem simplificada e rótulo alimentar) estão presentes. Adicionalmente, tratam-se de sistemas que podem estimular a indústria na reformulação dos seus produtos, a fim de melhorar a sua composição nutricional.

No entanto, é necessário o aperfeiçoamento dos sistemas de classificação dos produtos alimentares, para que a informação nutricional seja obtida de forma adequada e o mais transparente possível. Isto é, para que a informação nutricional presente não induza o consumidor em erro, e, consequentemente, gere escolhas de produtos alimentares que possam comportar riscos associados à saúde. Na verdade, ainda não se sabe qual a ferramenta mais adequada para a escolha dos produtos alimentares, que garanta uma classificação adequada e segura do alimento para o consumidor.

 

 

Referências bibliográficas:

Craveiro C, Real H & Carvalho T. (2019, março). Um olhar sobre os sistemas de rotulagem alimentar Front of Pack. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição.

Department of Health & Food Standards Agency. (2016, novembro). Guide to creating a front of pack nutrition label for pre-packed products sold through retail outlets. Reino Unido: Departamento de Saúde

Julia C & Hercberg S (2017) Nutri- Score: evidence of the effective- ness of the French front-of-pack nutrition label. Ernahrungs Umschau 64(12): 181–187

Julia C, Hercberg S & World Health Organization. Regional Office for Europe. (‎2017)‎. Development of a new front-of-pack nutrition label in France: the five-colour Nutri-Score. Public health panorama, 03 (‎04)‎, 712 - 725. World Health Organization. Regional Office for Europe.

Ministério da Saúde & Direção-Geral da Saúde. (2019). Nutr-HIA: improving nutrition labelling in Portugal health impact assessment – final report. Lisboa: Direção-Geral da Saúde.

Obesity Evidence Hub (2020, setembro17). Nutrient warning labels. Disponível em: https://www.obesityevidencehub.org.au/collections/prevention/nutrient-warning-labels.

Reyes M, Garmendia ML, Olivares S, Aqueveque C, Zacarías I & Corvalán C. (2019). Development of the Chilean front-of-package food warning label. BMC Public Health, 19(1), 906.

Santé Publique France (2021, setembro 13). Nutri-Score. Disponível em: https://www.santepubliquefrance.fr/determinants-de-sante/nutrition-et-activite-physique/articles/nutri-score.