“Alimente-se sem deixar pegada” vence Óscar dos livros de cozinha para Portugal

“Alimente-se sem deixar pegada” vence Óscar dos livros de cozinha para Portugal

O Livro pioneiro em Portugal “Alimente-se sem deixar pegada” de Teresa de Herédia, Cláudia Cordovil e Diogo Noronha, ganha o primeiro prémio dos Gourmand Awards 2022 na categoria de sustentabilidade.

Os Gourmand Awards são a maior competição internacional no sector alimentar. Um prémio que reconhece a excelência deste trabalho português, num ano em que participaram mais de 225 países e regiões.

“Alimente-se sem deixar pegada” alia a ciência, nutrição e culinária com receitas que promovem uma alimentação sustentável e simultaneamente saudável e saborosa. Teresa de Herédia, nutricionista há mais de 30 anos e CEO da Nutrialma ®, reforça que “é importante e urgente, para bem da nossa saúde, contribuirmos para uma rede de produção alimentar mais sustentável, saudável, justa e acessível, sendo igualmente importante adotarmos uma alimentação mais equilibrada do ponto de vista nutricional.”

Um livro editado pela Casa das Letras, do grupo LeYa, com 50 receitas, que vão das entradas aos pratos principais, passando por sopas, bowls e smoothies e que, acima de tudo são equilibradas nutricionalmente, amigas do ambiente e deliciosas.

O livro está disponível para aquisição nas livrarias ou em https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/alimente-se-sem-deixar-pegada/


TERESA DE HERÉDIA é uma nutricionista com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Restauração e Inovação Alimentar. Fundou a Nutrialma® em 1992 onde exerce consultoria para empresas nestas mesmas áreas e dá consultas de nutrição com o programa Nutri ID (com recurso a testes genéticos).

CLÁUDIA CORDOVIL é licenciada em Agronomia, Mestre e Doutorada pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde é professora. Para além dos interesses na ciência do solo, na reciclagem de resíduos orgânicos, entre outros, trabalha em azoto desde 1997, tendo sido nomeada co-coordenadora do grupo Task Force on Reactive Nitrogen recentemente.

DIOGO NORONHA passou por restaurantes mundialmente conhecidos como o Pure Food and Wine, o Per Se*** de Thomas Keller, o Moo* em Barcelona, assessorado pelos irmãos Roca e o Alkimia* de Jordi Villa. Regressa a Portugal, em 2009, para criar projetos como Pedro e o Lobo, Casa de Pasto, o gastrobar Rio Maravilha, na Lx Factory, e o restaurante Pesca.

Image