Lombo de porco recheado com figos e amendoim, batata hasselback e bimis

Lombo de porco recheado com figos e amendoim, batata hasselback e bimis

Ingredientes:

1

500 g lombo de porco

2

400 g batata média

3

300 g bimis

4

6 c. sopa azeite

5

1 cebola média

6

2 dentes de alho

7

100 ml vinho branco

8

80 ml polpa de tomate

9

80 g figos secos

10

100 g amendoins torrados sem sal

11

1 c. chá sal

12

Pimenta, paprika, cominhos e noz-moscada q.b.

13

Tomilho e alecrim q.b.

Preparação:

  1. Começar por preparar o recheio da carne: num processador de alimentos colocar os figos secos e os amendoins e temperar com sal, pimenta, paprika, tomilho, cominhos e noz-moscada. Triturar até obter uma pasta moldável (ajustar com água, se necessário).
  2. Rechear o lombo com o recheio e colocar a carne recheada num recipiente para poder marinar. Acrescentar a cebola cortada em quartos, os alhos laminados, o vinho branco e a polpa de tomate e temperar com sal, pimenta e paprika. Reservar (o ideal seria de um dia para o outro para ganhar mais sabor).
  3. Preparar as batatas hasselback: lavar bem as batatas para preservar a casca. Espetar dois palitos de espetada grandes no sentido horizontal e na base da batata, cortando depois em “fatias” mas sem chegar à base. Fazer cortes finos para criar várias “camadas” na batata.
  4. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  5. Num tabuleiro, colocar as batatas, pincelar com azeite e temperar com sal, pimenta e alecrim. Levar a assar durante 40 a 50 minutos, até a batata estar dourada e totalmente cozinhada.
  6. Noutro tabuleiro, colocar o lombo e a marinada e levar também ao forno para assar, cerca de 45 minutos. No início poderá cobrir o tabuleiro com folha de alumínio para acelerar a confeção da carne.
  7. À parte, numa frigideira, saltear os bimis em azeite e temperar com sal e pimenta.
  8. Quando as batatas e a carne estiverem confecionados, retirar do forno.
  9. Colocar o molho do assado num liquidificador (incluindo a cebola e alhos) ou triturar diretamente com a varinha mágica.
  10. Servir a carne fatiada com o molho, as batatas hasselback e os bimis.